O nosso projeto q já faz um ano CDN (colaboradores da natureza) q, agora voltamos a ativa e com ideia, novas e novos integrantes, e agora com mais agitaçao, e empolgaçao, estamos precisando de mais ideias ainda,pra levarmos esse projeto anos a fora e deixar pro pessoal q continuar depois de nós !
Contar um pouco sobre o CDN;
Projeto começado no meio do ano de 2010, com a nossa profª de geografia: Marines, alunos do terceiro ano e sua professora, eles começaram esse projeto e deixaram pra nós continuarmos, como recompensa pelo nosso trabalho fizemos uma visita a USP;
O lixo está presente em nosso cotidiano e apenas o vemos como problema quando interfere de forma negativa em nossas atividades, sendo que a partir dele podemos compreender as práticas exercidas por determinada sociedade. O lixo é um objeto importante no estudo da interação do homem com o meio, de forma que revela a sua postura e até mesmo o seu grau de consciência quanto à preservação de seu ambiente. É necessário pensar a importância da mudança de nossas concepções a respeito do lixo, que reflete em nosso comportamento e gera consequências em nosso ambiente.
Nesta oficina pretende-se analisar as concepções e abordagens sobre a questão dos resíduos sólidos, cujo foco é a reciclagem. Segundo ANDRADE (2002), a reciclagem é uma alternativa para amenizar a grande quantidade de lixo que é deposto nos espaços de destinação, já que nem mesmo os aterros estão livres de causar danos ao ambiente.
Portanto, partimos do pressuposto que “a parte está no todo e o todo está na parte”, ou seja, é a partir do local que melhor entenderemos o global, portanto o nosso ponto de partida foi o espaço da própria escola, do bairro e do município, que apresenta grande diversidade ambiental e social em sua paisagem.
Pardo Díaz(2002),dentre outros, apontam como um dos objetivos principais do trabalho educativo o envolvimento e a participação coletiva dos indivíduos na busca de soluções para os diversos problemas ambientais existentes no contexto onde habitam, pois esse momento é descrito como uma valiosa ocasião para o desenvolvimento de atitudes relativas à participação política e ao processo de construção da cidadania.
O projeto educacional de uma escola deve considerar, de forma multidisciplinar, esse amplo contexto que se processa na recepção e apropriação que cada aluno faz da realidade, quando e quanto ele estiver preparado para tal. Assim, o projeto maior, aquele discutido em âmbito geral pela escola, desde as séries iniciais até o ensino médio, deve apresentar conceitos e procedimentos distintos em etapas e disciplinas diferentes, mas que considere a reflexão e a ação no que diz respeito às questões de ordem ambiental, seja promovendo conhecimento epistemológico sobre o funcionamento e conservação, seja trabalhando conceitos sociológicos, culturais, ou partindo para pequenas ações no meio.
A geografia com a análise do espaço e a compreensão do processo de desenvolvimento das paisagens pode contribuir para aumentar a consciência sobre essa realidade, porém quando soma-se conhecimentos, o resultado poderá atingir proporções maiores, por isso, este projeto foi realizado conjuntamente com Artes.
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